1º de Janeiro

Hoje pela manhã fui com meu pai para a celebração da palavra na igreja Nossa Senhora da Conceição, em Acuruí.



O Sr. Joaquim teve a manha em seus comentários. Fiquei muito feliz de ter estado lá com ele. Repasso abaixo o texto que ele leu para nós e em seguida a oração que o Jojoca utilizou no primeiro dia do ano - Dia da Paz Mundial – Confraternização Universal.

O mundo clama por PAZ!

A humanidade fica angustiada diante de tanta violência, de tanta maldade e se sente impotente porque não é capaz de combater o mal, principalmente aquele que reside dentro de cada um de nós.

Sabemos que a maior parte dos seres humanos deseja a paz no Mundo. É como um sonho coletivo: nada de guerras, de conflitos originados por preconceitos ou disputas políticas e religiosas. Entretanto, muitos esquecem um detalhe: a paz é o resultado de uma construção de pessoas, grupos, comunidades e povos. Ela nasce, muito antes, no coração de cada um de nós.
“A paz do mundo começa em mim. Se tenho amor, com certeza sou feliz. Se faço o bem ao meu irmão, tenho a grandeza dentro do meu coração.”

Alguns confundem paz com silêncio. Outros acreditam que a paz é a ausência de brigas. Outros, ainda, imaginam que estar em paz significa ficar quieto, sem perturbar a quem quer que seja. Finalmente, há os que acreditam que estar em paz é ter dinheiro sobrando para viver uma vida de conforto. A paz é um estado de espírito permanente. Quem verdadeiramente vive em paz não perturba o mundo e nem se deixa perturbar por ele.

A Paz está dentro de cada um de nós. Deus, nosso Pai, em sua infinita misericórdia quer que todos os seus filhos tenham Paz, nós é que fugimos da Paz, preferimos criar problemas, angústias, provocamos “guerras” com nossos vizinhos e amigos. Depois, dizemos que não temos Paz.
Jesus Cristo, nos disse: Eu vos deixo a Paz, eu vos dou a minha Paz.

Confiantes nas promessas de Cristo, iniciemos o ano de 2012, fazendo preces pela paz do mundo, pois necessitamos com urgência.

Oração de São Francisco

Senhor: Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!

Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
é morrendo, que se vive para a vida eterna!
Amém.

Comentários